Como Fazer Agendamento Salário Maternidade

Como fazer agendamento Salário Maternidade

Como fazer agendamento Salário Maternidade, inclusive sem sair de casa, é um dos assuntos que iremos tratar neste artigo. Acompanhe!

Advertisement

O auxílio maternidade atualmente está entre os benefícios mais importantes da Previdência.

Em síntese, é um benefício automático e que engloba ajuda financeira para seguradas urbanas, rurais, autônomas, especiais, MEI, etc.

Enfim, a Constituição Federal, no seu Artigo 7º, tornou esse auxílio uma forma de prover renda para parturientes, adotantes, além de abranger outras situações mais específicas.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre como proceder para agendar o benefício diretamente no INSS de forma segura e rápida.

Advertisement

Logo, vemos a necessidade de dividir o texto em tópicos para mais compreensão. Sendo assim, leia aqui:

Como fazer agendamento Salário Maternidade no INSS

Basicamente, assim como outros órgãos, o SUS – Sistema Único de Saúde democratizou e facilitou o acesso de segurados ao banco de dados.

Hoje, qualquer pessoa, rapidamente, consegue acessar o site e, por exemplo, acompanhar todo seu histórico de contribuições à Previdência.

Uma das razões para essa, digamos, comodidade é inegavelmente a internet. No entanto, atribui-se essa agilidade também a humanização no atendimento.

Portanto, reivindicar o Salário Maternidade é algo assim, simples, ou seja, você poderá solicitar com autonomia, sem sair de casa e ainda de duas maneiras:

Advertisement
  1. Pelo portal, através do Meu INSS;
  2. Via telefone, teclando 3 dígitos apenas – 135.


Vejamos então como proceder em ambas às situações. Acompanhe!

Usando a internet e acessando o Meu INSS

Veja bem, desde a criação do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – na década de 90 e pelo polêmico presidente Fernando Collor, muitas modificações ocorreram.

Como você sabe, o advento da internet transformou o mundo e na sequência a Internet das Coisas viabilizou, portanto, integração de sistemas e agilidade quando buscamos por informações.

Como exemplo de funcionalidade e dinamismo em informações, podemos, certamente, usar o Meu INSS.

Em síntese, uma ferramenta digital que centraliza diferentes e diversas informações de cada segurado, ou seja, temos ali nosso histórico de contribuições à Previdência e um dos serviços mais importantes hoje em dia que é o agendamento.

Logo, usando essa ferramenta, como fazer agendamento Salário Maternidade, tornou-se algo simples e providencial para pessoas aptas a receber o benefício.

Como dissemos, esse recurso é totalmente on-line, ou seja, você acessa pela internet, através de aparelhos eletrônicos, os quais poderão ser:

  • Celular (sistema Android e iOS);
  • Notebook;
  • PC;
  • Netbook;
  • Tablet.


Com seu aparelho em mãos, baixe o aplicativo e faça seu cadastro conforme os passos a seguir!

Passo a passo para inserir seu cadastro no Meu INSS

No próprio portal do INSS você pode providenciar a baixa do aplicativo Meu INSS.

Contudo, ele também é distribuído através de duas plataformas muito populares, a Play Store e App Store.

No momento que a tela principal de acesso abrir, você poderá então cadastrar-se. Não lhe serão feitas perguntas ou coisas do gênero, basta apenas completar os campos que pedem.

Ou seja, seu nome, CPF, número do seu telefone, e-mail… nem mesmo seu endereço será necessário.

Isso feito, como fazer agendamento Salário Maternidade requer apenas acessar o portal com seu login e senha, que já estarão cadastrados.

Neste momento vá até o ícone Agendamentos/Solicitações e então preencha novamente alguns de seus dados.

Imediatamente a isso, estando seus dados no sistema do SUS corretos, é possível que o auxílio já esteja liberado para você, no entanto, do contrário, o agendamento de Salário Maternidade estará sendo providenciado em determinada agência da Previdência.

Lembre-se de manter sempre sua senha em segurança, do mesmo modo atente-se para juntar todos os documentos que provam seu direito ao auxílio maternidade.

Como fazer agendamento Salário Maternidade pelo telefone

Neste caso, telefone gratuitamente para o 135, mas atenção, esteja de posse de seus documentos pessoais no momento.

Lembrando que o horário do 135 é sempre de segunda à sábado e o atendimento inicia às 7h e segue ininterruptamente até às 22h.

Você não terá custos para essa ligação e tranquilamente poderá utilizar, tanto um telefone fixo, como um celular para realizá-la.

Normalmente é um processo tranquilo, eficaz e seguro. Portanto, você pode passar seus dados para a pessoa que lhe atender sem nenhuma desconfiança.

Assim, serão fornecidas informações importantes sobre o que deverá levar consigo no dia do atendimento para pedir o auxílio maternidade.

Veja que nestes dois casos você não precisa se locomover, inclusive poderá contar com a ajuda de outra pessoa para agendar, porém, no dia previsto para comparecer na unidade do INSS, deverá ser você ou então uma pessoa nomeada para tal fim.

Essa pessoa só poderá lhe representar com posse de uma procuração, lembre-se disso!

Agora que já sabe como fazer agendamento Salário Maternidade, vejamos quais são as pessoas que têm direito ao benefício atualmente.

Por Lei, quem tem direito ao Salário Maternidade

Na grande maioria, são as mulheres as beneficiadas com o Salário Maternidade.

Essas poderão ser parturientes, guardiãs ou mesmo que tenham sofrido aborto não criminoso.

Ainda receberão aquelas que forem surpreendidas com a interrupção da gestação na vigésima terceira semana como se configura no caso de bebês natimortos.

Falamos mulheres, no entanto, existem algumas situações onde homens também têm direito ao programa.

Embora o programa privilegia, na grande maioria, o público feminino, em caso de adoção ou óbito da parceira o direito engloba o homem.

Sendo assim, define-se como beneficiário do Salário Maternidade:

  • Aquelas com carteira assinada;
  • Desempregadas;
  • Cadastradas na modalidade MEI;
  • Trabalhadoras rurais;
  • Empregadas domésticas.


Enfim, há ainda mais perfis de mulheres que podem certamente contar com esse auxílio tão democrático, que mesmo homens adotantes, casados ou não, podem usufruir.

Conclusão

Percebeu como fazer agendamento Salário Maternidade é simples e totalmente possível diretamente aí da sua casa.

Você ainda poderá acessar o site do INSS, e saber mais sobre os documentos que necessita apresentar para receber o benefício.

Entretanto, se outras dúvidas surgirem, CONTATE-NOS que iremos ajudar!

E se este conteúdo lhe ajudou, lembre-se de COMPARTILHAR e validar nosso trabalho com seu COMENTÁRIO.

Veja também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade
error: Conteúdo protegido!!