Tudo sobre o Programa Bolsa Família

Advertisement

Duvidas e telefones do Bolsa Família

Duvidas e telefones do Bolsa Família

Muitas pessoas que fazem parte ou querem ingressar no Programa Bolsa Família sempre tem dúvidas sobre como funciona o programa, como se cadastrar, como consultar, dentre outras questões. Nesse caso ter em mãos os telefones do Bolsa Família é sempre bom.

Afinal de contas, é por meio desses canais de atendimento que será possível obter informações mais detalhadas e precisas sobre o programa.

Desde se o valor do auxílio já foi depositado, até mudanças de calendário.

Veja o que vamos ver nesse artigo:

Advertisement

Existem vários números que você pode entrar em contato, e por isso nesse post vamos te mostrar quais são e quando ligar para cada um deles.

Bolsa Família 0800

Entre os telefones do Bolsa Família o principal é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ele é voltado para os beneficiários tirarem dúvidas sobre a inciativa e é totalmente gratuito.

Para utilizar esse canal de atendimento você deve ligar para o 0800 707 2003. Nesse número você será encaminhado para a Central de Relacionamento do Bolsa Família.

Uma das grandes vantagens de usar esse número é que a ligação é totalmente gratuita. E você pode fazê-la tanto de telefone fixo quanto de celular.

Mas, se for usar esse número é importante ficar atento ao o horário de atendimento. De segunda à sexta-feira o telefone funciona apenas das 07h às 19h. Já no sábado, domingo e feriados, ele funciona das 10h às 16h.

Um detalhe importante sobre esse número é que ele é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Esse é o órgão que administra o Bolsa Família. Por conta disso, ao ligar você verá que o menu terá várias opções além do Bolsa Família. Entre elas estão a Assistência Social e o Plano Brasil Sem Miséria.

Por conta disso ao ligar é importante ouvir atentamente cada uma das opções. Ao ouvir a referente ao Bolsa Família, clique na tecla correspondente. Em seguida, o canal de atendimento irá te transferir para a central do programa.

É muito importante que nesse momento você tenha em mãos os seus documentos, incluindo RG e cartão do cidadão. Isso porque, o atendente irá solicitar uma série de informações para confirmar a sua identidade e assim dar andamento ao atendimento.

Telefone Bolsa Família: Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal

Mais um dos telefones do Bolsa Família é o do Banco Caixa Econômica Federal. Através do 0800 726 0207, que é o número da Central de Atendimento ao Cidadão, você também po de obter fazer consultas, obter informações e até tirar dúvidas sobre o benefício.

Advertisement

Esse é um canal voltado para atendimento relacionado a benefícios sociais, PIS, Resultado de Loterias, FGTS e Cartão Social. Por conta disso, assim como no caso do número do MDS você deve escutar com atenção todas as alternativas disponíveis para só então escolher a referente ao programa.

O horário de funcionamento desse canal é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Contudo, no caso da consulta eletrônica para verificação de saldo, ele funciona 24 horas por dia, o ano todo.

Você pode ligar tanto do telefone fixo como do celular. E lembre-se sempre de ter os seus documentos em mãos.

Denúncias sobre fraldes no Bolsa Família

Mais um dos telefones do Bolsa Família que é amplamente procurado é o de denúncias por conta de fraldes. Infelizmente, existem muitas pessoas que recebem o auxílio sem realmente necessitar.

E  nesse tipo de situação, cabe ao cidadão denunciar e assim contribuir com o Governo Federal. A primeira coisa que você precisa fazer caso desconfie de fralde é verificar no site do benefício se a família realmente está recebendo o auxílio e qual o valor.

Se você verificar que pode existir uma fralde, é necessário ligar para o 0800 707 2003. A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Caso você prefira, também é possível enviar um e-mail para o endereço eletrônico ouvidoria@mds.gov.br. Além disso, você também pode ir diretamente a outros locais para fazer uma denúncia anônima.

Entre eles está o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é responsável por gerenciar o benefício. Você também pode ir diretamente ao CREAS, Ministério público, Polícia Federal, Secretaria de Assistência Social ou no Gestor Municipal do Cadastro Único.

Em todos os casos você poderá fazer a denúncia de forma anônima.

Mas importante, na hora de denunciar é importante que você tenha algum dado do grupo familiar para que a averiguação possa ser feita. Entre os dados que você pode apresentar estão: nome do responsável familiar da família que recebe o benefício, CPF, Endereço completo, NIS ou renda familiar.

O dado mais importante que você precisa ter é o nome completo do responsável familiar. Também é interessante ter o NIS em mãos, que pode facilmente ser obtido pela internet. O Governo fará avaliação da denúncia e em caso de fralde, irá suspender o benefício.

Contudo, agora que você já sabe quais são os telefones do Bolsa Família, ficará mais fácil tirar suas dúvidas.

E, caso não consiga falar com nenhum dos números, o ideal é ir diretamente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.

Advertisement
Veja também...
14 Comentários
  1. iracilda Rodrigues de Sousa Diz

    Olha eu recebia 40 reais do meu menino e aí depois quando eu tive a menina fui e coloquei no meu cadastro passei a receber 123 reais .só passei uns Quatro mês recebendo cortaram o meu benefício.e tenho duas crianças pequenas uma eu ainda amamento

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá Iracilda,
      Você deve ligar no 0800 707 2003.
      Nesse número você será encaminhada para a Central de Relacionamento, onde poderá tirar todas suas duvidas.

  2. Como posso saber se fui aprovada no bolsa família pela internet se pedi o número do Nis eu não tenho. Por telefone pediu para digitar ou o CPF ou Nos digitei o CPF por não ter o Nis diz que o CPF não foi encontrado.

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá Rosilaine,
      Acesse o link abaixo e tenha mais informações.
      https://nossobeneficio.com.br/nomes-aprovados-bolsa-familia

  3. Maria suely Diz

    Recebo só 41,00 reais,o nome do meu filho de 11 anos foi cortado,só não sei o por que?

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá Maria,
      Você deve ligar no 0800 707 2003.
      Nesse número você será encaminhada para a Central de Relacionamento, onde poderá tirar todas suas duvidas.

  4. Marta Diz

    Olha eu gostaria de saber se vai liberar o programa bolsa escola na cidade de araras e se sim, quando?
    Eu falo daquele programa que saiu pra comprar material escolar do cartão.

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá,
      Acesse o site abaixo e tenha mais informações sobre o Benefício.
      https://bolsaescolaaqui.com.br

  5. Patricia Diz

    Boa noite eu recebia faz um tempo e fui bloqueada, porque só meu esposo trabalha e tem carteira assinada, mas como eu tenho 3 crianças dois deles estudam dizem que tenho direito Mesmo assim. Mas já fui no CRAS e dizem que nao. Só que na minha cidade muita gnt que tem um estilo de vida elevado recebem que n tem necessidade de receber recebem. O que faço?

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá,
      Você deve ligar no 0800 707 2003.
      Nesse número você será encaminhada para a Central de Relacionamento, onde poderá tirar todas suas duvidas.

  6. Jaqueline Diz

    Oque essa mensagem significa,o extrato do seu benefício esta sendo atualizado?

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá,
      Você deve ligar no 0800 707 2003.
      Nesse número você será encaminhada para a Central de Relacionamento, onde poderá tirar todas suas duvidas.

  7. sonia regina Diz

    oi eu perdi o cartao material junto com documentos como faço pra solicita um novo ?

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá,
      Acesse o link abaixo para obter mais informações.
      https://nossobeneficio.com.br/solicitar-cartao-bolsa-familia

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade
error: Conteúdo protegido!!