Como Corrigir CPF para o Auxílio Emergencial

Receita explica como corrigir CPF para obter o Auxílio Emergencial

A sugestão é verificar se os dados, principalmente o nome completo do titular e da mãe estavam corretos, sendo possível corrigir pela internet.

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Vários usuários estão relatando problemas para conseguir fazer seu cadastro no Auxílio Emergencial por constar problemas no CPF.

Sendo assim, várias duvidas foram enviadas à Receita Federal que, por meio de sua assessoria de comunicação, informou o que fazer:

Qual é o principal motivo que está levando os CPFs a constarem como “irregulares no aplicativo do Auxílio Emergencial”?

Receita Federal (RF): Há vários motivos, mas um dos principais são as pendências de natureza eleitoral e de inconsistências nos dados cadastrais (falta de campos como naturalidade, nome errado da mãe, entre outros).

Seria a falta de entrega do Imposto de Renda um dos motivos, o que resultaria no status “pendente de regularização”?

Receita Federal (RF): A falta de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) não é um dos principais motivos. Inclusive, somente são considerados pendentes por falta de entrega das DIRPF, aqueles contribuintes que possuem rendimentos acima da faixa de isenção (hoje R$ 28,5 mil) que não são elegíveis para o recebimento do Auxílio Emergencial.

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E se o problema for algum erro de cadastro, o que fazer?

Receita Federal (RF): Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, esse poderá ser realizado de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal na Internet pelas seguintes opções:

Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser efetuado via e-mail corporativo da RFB ou presencialmente em uma das unidades da Receita Federal.

Sendo assim, os e-mails corporativos para encaminhamento do pedido de regularização são:

  • 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO):

[email protected]

  • 2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): [email protected]
  • 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI):

[email protected]

  • 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN):

[email protected]

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  • 5ª Região Fiscal (BA e SE):

[email protected]

  • 6ª Região Fiscal (MG):

[email protected]

  • 7ª Região Fiscal (ES e RJ):

[email protected]

  • 8ª Região Fiscal (SP):

[email protected]

  • 9ª Região Fiscal (PR e SC):

[email protected]

  • 10ª Região Fiscal (RS):

[email protected]

Tendo em vista a pandemia da Covid-19, a Receita informa que o atendimento presencial nas unidades está sendo realizado de forma excepcional.

Nesse caso, em quanto tempo os CPFs ficarão regulares?

Receita Federal (RF): Em média o serviço está sendo executado em até 48 horas. Após essa regularização na Receita, em média a Caixa Econômica Federal está internalizando a informação em 2 a 3 dias.

Como a pessoa sabe que seu CPF ficou regular para poder inscrevê-lo no aplicativo do auxílio?

Receita Federal (RF): Consta na página da Receita Federal consulta da situação do CPF. Além disso, o cidadão pode tentar novamente pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial.

Se o CPF constar como “regular” pela Receita, mas constar como “irregular” no aplicativo, o que o cidadão pode fazer?

Receita Federal (RF): Primeiramente é melhor aguardar, pois demora cerca de 2 a 3 dias para a CEF internalizar o dado. Se o CPF estiver regular não há motivos para o aplicativo não continuar. Uma sugestão é o cidadão verificar se os dados, principalmente o nome completo do titular e da mãe estavam corretos.

 

Fonte de informações: R7 Noticias

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2 Comentários
  1. Jaqueline Severo Barbosa Diz

    Boa tarde giz meu cadastro dia 07/04 até hoje só da análise

    1. Nosso Beneficio Diz

      Olá,
      A Caixa disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.

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